30 de abril de 2008

Linguagem e Neurociências: Carl Wernicke

Aproximadamente na mesma época, em 1874, o neurologista alemão Carl Wernicke (1848-1905) descobriu uma área similar no lobo temporal esquerda, entre o córtex auditivo e o giro angular, que lesionada também ocasionaria déficit sensorial na linguagem. Isto é, o paciente seria incapaz de reconhecer palavras faladas, mesmo se a audição estivesse intacta.

Wernicke e outros pesquisadores acreditavam que essa área, posteriormente chamada de área de Wernicke (ver figura abaixo), teria interconexões pelo sistema de fibras da área de Broca, formando um sistema complexo responsável pela compreensão e pela fala.


No modelo proposto por Wernicke, a área de broca estaria ligada aos programas motores da fala (memórias dos movimentos necessários para expressar fonemas e compô-los em palavras e em frases). Já a área de Wernicke estaria relacionada a memória dos sons que compõem as palavras, o que possibilitaria a identificação das mesmas.


Pacientes com lesão na área de Wernicke, apresentam afasia de Wernicke (demonstrado no vídeo do YouTube), isto é, perda da compreensão da linguagem – a fala é fluente, gramatical, porém, sem significado.




Para saber mais:
http://www.icb.ufmg.br/fib/neurofib/NeuroMed/introduc.htm
http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/103.pdf

Imagem:
http://www.timeenoughforlove.org/images/wern.jpg

Um comentário:

  1. Recomendo para o seu próximo fotolog o tema: communicação neural entre as áreas da compreenção e fala.

    Yossi

    ResponderExcluir