22 de abril de 2008

Hipóteses Evolutivas

Para Chomsky (1968), a capacidade de se desenvolver a linguagem é em grande parte inata, o que o levou a introduzir o conceito de que o ser humano possui um programa neural específico, no qual o aprendizado da língua seria preparado por meio deste, utilizando um sistema de regras geneticamente determinado, uma gramática universal.

Sendo assim, aspectos universais da aquisição da linguagem seriam estabelecidos por essa estruturação inata do cérebro humano, que já estaria preparado para a aprendizagem e para a utilização da fala como forma eficiente de comunicação.

De acordo com Pinker (2004), o ser humano nasceria equipado com um conjunto de informações genéticas que direcionaria o seu desenvolvimento. Em cada indivíduo, a natureza humana, regida pela biologia, sofreria influência da sociedade e da cultura – e é da interação de ambas que resultaria a linguagem, a personalidade, a inteligência e o comportamento.

Pinker propõe que as culturas dependem de um conjunto de circuitos neurais responsáveis pela aprendizagem, que fundamentariam o comportamento das pessoas, permitindo-lhes serem membros competentes dessa mesma cultura que os influencia.

Para saber mais:

Chomsky, N. Language and the mind. Psychology Today, 1(9), 48-68, 1968.

Pinker, S. Tabula Rasa: A negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Imagem:
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