29 de março de 2008

O processo de maturação da audição

O desenvolvimento do sistema nervoso auditivo tem seu início na vida intra-uterina, em torno da vigésima semana gestacional, onde ocorrendo a maturação do sistema auditivo periférico.

A partir desse período de gestação, mudanças no batimento cardíaco do feto por estimulação acústica já são notadas. Durante a vigésima quarta e quinta semanas, há a existência do reflexo cócleo palpebral intra-útero.

Estudos feitos sobre a medição do ruído intra-uterino de 60 a 80 decibéis realizados por Querlen e Crepin em 1981 mostraram que o feto é capaz de detectar sons graves (entonação, duração, ritmo, freqüência), assim como ouvir a voz materna (vigésima semana), devido à maturação da cóclea.

Após o nascimento, tem inicio o processo de maturação do sistema auditivo central, período que ocorre a especialização neuronal, completando-se por volta dos dezoito meses de idade.


Para saber mais:

Marques, A.C.S.L. Avaliação auditiva comportamental. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Audiologia Clínica (CEFAC): Rio de janeiro, 1999.

Rondina, C e Matas, C.G. Neuropatia Auditiva: estudo de caso. Acta - AWHO, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 10-17, 2006.

Imagem:

http://www.flickr.com/photos/sand-dreams/2086695698/

Nenhum comentário:

Postar um comentário