19 de março de 2008

Fisiologia do Aparelho Auditivo

Afinal, como se dá o processo da trajetória da onda sonora no ouvido humano?

Esse processo pode ser dividido em duas partes: condução e percepção do som. A condução do som corresponde a transmissão mecânica do impulso sonoro que ocorre na orelha externa e média. Já a percepção do som, é responsável pela parte perceptiva que ocorre na orelha interna.

As ondas sonoras são captadas pelo pavilhão auricular (ouvido externo), dando um pequeno aumento de audição, levando assim as ondas até a orelha média. Esta desempenha a condução da onda para a orelha interna. Ao passar pelo canal auditivo, o som se depara com o tímpano, fazendo-o vibrar. Essa vibração é transmitida aos ossículos (bigorna, martelo e estribo) que funcionam como alavanca, aumentando a pressão sonora, transferindo as vibrações para o ouvido interno (caracol e canal semicircular).

Ao chegar à orelha interna, cóclea, o sonora,ndo a press para a traa a tranal semicircular.çuaemos tntender melhor essas vibrações irão sofrer uma transformação de energia mecânica em impulsos nervosos (através da movimentação dos líquidos labirínticos), a partir de um fenômeno mecânico que ocorre no Órgão de Corti. A estimulação das células sensoriais da cóclea até o Órgão de Corti encaminha-se até os centros conrticais da audição, concluindo-se o processamento auditivo.

* Para uma melhor visualização do caminho percorrido pelo som, olhar vídeo abaixo, retirado do YouTube.

Para saber mais:

Instituto Nacional de Educação de Surdos. Série Audiologia. Edição Revisada, Rio de Janeiro: Autor, 2005.

Vídeo YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=w1dDFjuu_To

o sonora,ndo a press para a traa a tranal semicircular.çuaemos tntender melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário