De uma maneira geral, o conceito de atenção implica em uma orientação e seletividade, isto é, uma habilidade para focar e manter o interesse em determinada tarefa, idéia ou estímulo, informações do ambiente e fontes internas. A atenção dispõe de diferentes graus de receptividade e excitabilidade, variando da vigília ao sono, do estado em alerta ao coma. Tônus, receptividade, seletividade, concentração, simultaneidade e flexibilidade são algumas facetas da atenção.
A atenção seletiva está relacionada com a habilidade de escolher uma categoria ou seleção entre diferentes fontes de informação para deter o foco da consciência. Atente preferencialmente a um contexto e simultaneamente ignora detalhes não relevantes.
A atenção dividida diz respeito à competição entre vários processos sensoriais e entre processos automáticos que têm capacidade limitada. Quando realizamos duas tarefas ao mesmo tempo, uma delas deve estar automatizada como dirigir.
A atenção sustentada é um prolongamento da atenção durante períodos maiores de tempo. Esse engajamento na tarefa varia com o tempo, podendo levar à fadiga ou falta de motivação. Além disso, esse tipo de atenção muda com a faixa etária, treino e características individuais.
Para saber mais:
Imagem:
http://mesquita.blog.br/wp-content/uploads/2009/03/bl-pl-fotos-flagrantes-animais-guepardos.jpg
A atenção seletiva está relacionada com a habilidade de escolher uma categoria ou seleção entre diferentes fontes de informação para deter o foco da consciência. Atente preferencialmente a um contexto e simultaneamente ignora detalhes não relevantes.
A atenção dividida diz respeito à competição entre vários processos sensoriais e entre processos automáticos que têm capacidade limitada. Quando realizamos duas tarefas ao mesmo tempo, uma delas deve estar automatizada como dirigir.
A atenção sustentada é um prolongamento da atenção durante períodos maiores de tempo. Esse engajamento na tarefa varia com o tempo, podendo levar à fadiga ou falta de motivação. Além disso, esse tipo de atenção muda com a faixa etária, treino e características individuais.
Para saber mais:
Muszkat,M.;Mello,C.B.de. Neuropsicologia do Desenvolvimento e suas Interfaces. 1. ed. São Paulo: All print Editora, 2008.
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Olá Emmy, seu prato do dia faz parte do ABC, acabei de adiciona-lo.. Desculpe a demora...
ResponderExcluirAbraços