
O termo distúrbio de aprendizagem tem sido usado para indicar uma perturbação ou falha na aquisição e utilização de informações ou na habilidade para solução de problemas. Porém, quando essa falha existe, acaba implicando na modificação dos padrões de aquisição, assimilação e transformação, seja por vias internas ou externas ao indivíduo.
Essa falha ou déficit pode envolver algumas habilidades, tais como: linguagem oral (fonologia, morfologia, semântica, sintaxe), leitura (habilidade no uso da palavra, reconhecimento de letras, compreensão), escrita (soletrar, ditado, cópia), matemática (habilidade de cálculo básico, raciocínio matemático) e nas combinações e/ou relações entre elas.
Para saber mais:
Alloway, T. P. How does working memory work in the classroom? Educational Research and Reviews, vol. 1(4), p. 134-139, (2006).
Ciasca, S. M. Distúrbios e dificuldades de aprendizagem: questão de nomenclatura. In: Ciasca S.M. (org). Distúrbios de aprendizagem: Proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, (2003).
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