
Esse período compreende os dois anos até os sete anos de idade. Para Piaget, o aparecimento da função simbólica, ou seja, emergência da linguagem é o que marca a passagem do estágio anterior para o atual. Pode também ser chamado de estágio da Inteligência Simbólica.
Nesse estágio, a criança já não depende unicamente de suas sensações e de seus movimentos, distingue a imagem, palavra ou símbolo daquilo que ele significa. Além disso, apresentam centração, que é uma tendência para focalizar apenas o aspecto observável do objeto ou de uma determinada situação. A criança percebe os estados momentâneos, sem juntá-los em um todo, isto é, possui uma percepção global.
A partir do surgimento do pensamento representativo, há o desenvolvimento da comunicação verbal, entretanto, possuindo uma fala egocêntrica, centrada em si mesma, não conseguindo se colocar no lugar do outro.
Esse período é marcado pela irreversibilidade, onde a criança parece ser incapaz de compreender a existência de fenômenos reversíveis, como por exemplo, quando colocamos duas bolas iguais de massinhas, pegamos uma e a colocamos em outro formato; ou quando a água é transformada em gelo e depois voltando ao estado original.
Assim, mesmo que a criança apresente uma capacidade de atuar de forma lógica e coerente, também apresentará um entendimento da realidade desiquilibrado. O desenvolvimento conceitual e lingüístico desse estágio abrirá caminho para o desenvolvimento de estágio seguinte.
Para saber mais:
Sternberg, R. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Biaggio, A.M.B. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1976.
Imagem:
http://www.badaueonline.com.br/dados/imagens/criancas.jpg
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