
O Córtex pré-central ou córtex motor primário funciona como um mediador dos movimentos voluntários; caso haja lesão nessa região a pessoa apresentará redução de força e rapidez dos movimentos, paralisia das partes correspondentes do corpo e diminuição da habilidade para contrair os músculos.
O Córtex pré-motor relaciona-se com a integração dos atos motores e seqüências de ações aprendidas. Lesões nessa região ocasionam prejuízo nas habilidades motoras, movimentos descontínuos ou sem coordenação, além de interrupção da integração de componentes motores de atos complexos. A área motora suplementar também pode ser incluída nesse córtex, estando envolvida na programação e planejamento das atividades motoras e iniciação dos movimentos voluntários. Uma lesão nessa área prejudica a execução dos movimentos voluntários, incluindo os movimentos finos das mãos, empobrecimento da fala espontânea e redução da espontaneidade.
O Córtex pré-frontal é a maior das três divisões. Quando as pessoas se referem à síndrome frontal relacionam ao prejuízo dessa região. Ele tem como principal função o planejamento e a análise das conseqüências de ações futuras, altamente relacionado ao comportamento. Lesões nessa região provocam prejuízo das funções cognitivas, afeto, humor, comportamento social, movimento, alterações de personalidade e conduta.
Nas próximas postagens, esclarecerei mais especificamente como uma lesão no lobo frontal pode alterar funções cognitivas distintas.
Para saber mais:
Nitrini, R.; Caramelli, P. e Mansur, L. Neuropsicologia: das bases anatômicas à reabilitação. Conceitos anatômicos básicos em neuropsicologia. GNCC, 2003.
Imagem:
http://www.beliefnet.com/healthandhealing/images/frontal_lobe.jpg