Quando falamos em desenvolvimento, devemos considerar as mudanças que ocorrem ao longo do tempo de maneira ordenada e relativamente duradoura, afetando as estruturas físicas e neurológicas, tais como os processos de pensamento, as emoções, as formas de interação social e outros comportamentos.

Por que estudar o desenvolvimento?
O principal objetivo é compreender as mudanças que aparentam ser universais, além de explicar as diferenças individuais. Outro objetivo é entender melhor a forma como comporntamento das crianças é influenciado pelo contexto ambiental: família, vizinhança, grupo cultural, grupo sócio-ecoômico.
O desenvolvimento infantil é um processo complexo, contínuo e multidimensional, onde podemos incluir a dimensão psicomotora, cognitiva e social. Essas dimensões estão relacionadas e devem ser consideradas de maneira integrada. O desenvolvimento começa antes do nascimento e continua ao longo de todo ciclo da vida.
Para saber mais:
Schneider, A e Ramires, V.R. Algumas contribuições da ciência sobre o desenvolvimento da primeira infância. Unesco: Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, S/N.
Imagem:
http://www.flickr.com/photos/ludmila_tavares/2467920235/
Nenhum comentário:
Postar um comentário