
A área primária é a mais elementar e recebe impulsos indiferenciados e estímulos especializados dos órgãos sensoriais através das vias de projeção sensorial tais como graduação de cor, linhas, direção dos movimentos (estímulos visuais); diferenciação de estímulos auditivos de acústicos; e estímulos sensoriais gerais respondendo à estímulos da face, lábios e língua.
A área secundária está intimamente ligada e superposta à área primária. Possui função de síntese da informação sensorial recebida da área anterior em todas as formas perceptuais, organizando e convertendo todos estímulos que alcançam a área primária, além de tornar mais complexas algumas sensações cutâneas e cinestésicas.
A área terciária situam-se entre as regiões occipital, temporal, parietal e pós-central, formando em sua maior parte a região parietal inferior. Essas áreas encarregam-se nas integrações das excitações que chegam dos diferentes analisadores; é o nível mais complexo de processamento.
Resumindo: as áreas de projeção estão relacionadas à sensibilidade e motricidade, enquanto as áreas de associação, às funções psíquicas complexas.
Luria, A. R. The Working Brain. An introduction to neuropsychology. New York: Basic Books, 1973.
Imagem:
http://www.flickr.com/photos/neregauzak/368030232/in/photostream/
Nenhum comentário:
Postar um comentário