6 de junho de 2008

Estatística: Conceitos estatísticos à vinagrete

Desmistificando a estatística!


Estatística é a ciência que tem por objetivo orientar a coleta, o resumo, a apresentação, a análise e a interpretação de dados. Nesta ciência, podemos identificar duas grandes áreas de atuação: estatística descritiva (relaciona-se com o resumo e apresentação dos dados) e inferencial (ajuda a concluir sobre conjuntos maiores de dados/populações quando apenas partes desses conjuntos (amostras) foram estudadas. Os métodos de estatística inferencial são ferramentas imprescindíveis no teste das hipóteses científicas.


Unidade Experimental e de Observação são a menor unidade a fornecer uma informação. As unidades podem ser pessoas, animais, plantas, objetos. Unidade experimental são indivíduos que participam de uma situação de experimento controlado. Em uma situação experimental, o pesquisador interfere no processo, controlando não só os fatores intervenientes como temperatura, idade, como a designação dos indivíduos às diferentes condições experimentais. Já a unidade de observação, os levantamentos são planejados, onde se limita a registrar o que ocorre, sem interferir.


Dados são informações que podem ser numéricas ou não, obtidas de uma unidade experimental ou de observação. Por exemplo: “O sujeito tem 20 anos e é diabético”, os dados são “20 anos” e “diabético”. Ou quando se comenta que um acidente de trânsito com morte de uma pessoa, a unidade (observacional) é o assalto e o dado, a modalidade de acidente (com morte).


Variável é toda característica observada em uma unidade experimental, podendo variar de um indivíduo para o outro (no caso de pesquisas em humanos). Por exemplo: a idade de uma pessoa e seus hábitos quanto ao fumo, a cor de sementes de uma espiga de milho, o nível de hemoglobina no sangue.


Para saber mais:
Sidia M. Callegari-Jacques. Bioestatística. Princípios e Aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Imagem:
http://www.flickr.com/photos/malota/2232228809/

Nenhum comentário:

Postar um comentário