25 de agosto de 2010

DCCS e a flexibilidade mental com arroz carreteiro


A flexibilidade mental, habilidade também integrante das funções executivas, diz respeito à capacidade de alternar o curso das ações ou dos pensamentos de acordo com as exigência do ambiente. Relaciona-se com o aprendizado a partir dos erros, geração de novas estratégias, atenção dividida e processamento de múltiplas informações concomitantemente. Além disso, é considerada um dos principais componentes de controle cognitivo junto com a capacidade de atualização da memória de trabalho (manipular e utilizar informações retidas na mente) e inibição (suprimir estímulos irrelevantes ou respostas inapropriadas).




O Dimensional Change Card Sort (DCCS) é uma tarefa muito utilizada na avaliação da flexibilidade mental/cognitiva em crianças pré-escolares. Muitas versões foram construídas até o presente momento, mas a tarefa original consiste em uma versão padrão e uma versão com borda. A primeira versão divide-se em fase de demonstração, fase 1 (pré-mudança) e fase 2 (pós-mudança), já a segunda, possui fase única. Na versão padrão do DCCS, é solicitado que a criança classifique as cartas, de acordo com uma dimensão/categoria (por exemplo, cor), primeira fase e posteriormente, com outra dimensão (por exemplo, forma, tamanho, ...) segunda fase. Em ambas dimensões, a criança deve alocar as cartas em dois aparatos, cada um sinalizado com sua respectiva carta-chave. Na versão com borda, a criança deve classificar como a primeira categoria, toda vez que a figura estiver com borda e caso esteja sem borda, deve alocar na segunda categoria.

Normalmente, crianças de dois anos não conseguem passar da primeira categoria. Já as de três anos, não tem problemas em classificar as cartas na primeira categoria. Entretanto, possuem grandes dificuldades na fase seguinte, onde a regra é mudada. A maioria das crianças de quatro anos, conseguem mudar a regra de maneira correta para a nova categoria, porém, na versão com borda, não obtém sucesso. Por isso, até o momento em que a criança seja capaz de refletir sobre um sistema mais complexo de regras, os erros na classificação de categorias continuarão. Por volta dos cinco a oito anos de idade, a capacidade de armazenamento da memória aumenta, proporcionando uma base para o desenvolvimento de estratégias mais elaboradas e alternância de idéias mais eficiente.

Para saber mais:

Zelazo, P.D. The dimensional change card sort (DCCS): a method of assessing executive function in children. Nature Protocols, vol 1, n.1, 2006.

Imagem:

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