7 de novembro de 2009

Desenvolvimento das Funções Percepto-Gnósicas com empadão de frango




Em nosso cotidiano, estamos expostos a diversos estímulos, que advém do meio externo e interno. Saber reconhecer e classificar esses estímulos constitui o principal objetivo dos nossos sistemas de processamento de informações abrangindo a senso-percepção e gnosia.

A sensação diz respeito a detecção de estímulos sensoriais pelos órgãos dos sentidos, isto é, a transformação de diferentes estímulos em modalidades sensoriais específicas como a auditiva, visual, tátil, entre outras. Quanto à percepção, pode ser definida como um processo integrativo dos estímulos sensoriais em um conjunto coerente, extraindo então, um significado, uma tomada de consciência dos eventos. E por fim, as funções gnósicas estão relacionadas a uma integração dos conjuntos de percepções; uma identificação, reconhecimento e interpretação dos estímulos em uma representação mental conhecida.

Estudos sobre o sistema auditivo observam evidências de que seu desenvolvimento tenha início ainda na fase pré-natal. Desde o nascimento, os bebês dão preferência à voz materna e à voz falada na língua materna. Quanto à imitação de sons, inicia-se com dois meses, tornando mais sistemática aos seis meses. Aproximadamente aos 18 meses, há a repetição de palavras em contextos semelhantes e começam a reproduzir canções.

Em relação ao sistema visual, desde os primeiros dias de vida, o bebê mostra-se capaz de voltar a face para o lado mais iluminado, porém, sua imagem não é muito nítida. Entre os primeiros meses de vida, consegue acompanhar objetos que se movem no campo visual e há coordenação entre a visão e audição. Aproximadamente aos quatro meses, ocorre a coordenação entre a visão e a preensão. Já a visão de profundidade e noção de permanência de objetos são adquiridos entre os três e doze meses. Aos dois anos de idade, a criança identifica figuras desenhadas e encaixa formas simples, e entre os quatro e seis anos discrimina curvas, retas, ângulos e dimensões.

Quanto ao sistema somestésico, aos três anos, a criança reconhece a direção de um movimento sobre a pele, aos quatro, já reconhece objetos conhecidos pelo tato e aos seis está consolidada a estereognosia. Por volta dos dezoito meses, a percepção da imagem do corpo, independete e permanente começa a se organizar, identificando todas partes do corpo aos três e quatro anos. A partir dos seis anos, discrimina a direita e da esquerda.

De uma maneira geral, as habilidades perceptivas estão consolidadas por volta dos sete anos de idade.

Para saber mais:

M.;Mello,C.B.de. Neuropsicologia do Desenvolvimento e suas Interfaces. 1. ed. São Paulo: All print Editora, 2008.

Imagem:

http://z.about.com/d/toys/1/0/y/g/springtimeplay.jpg

2 de novembro de 2009

Voltando às atividades normais...às nossas receitinhas

Caros Leitores,

Infelizmente, o mês de outubro foi um pouco corrido por conta da organização do nosso evento (I Encontro de Psicologia Clínica e Neurociências reúne o II Simpósio de Pós Graduação e Pesquisa do NNCE (Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental – PUC-Rio) e o II Simpósio de TCC da PUC-Rio).

O evento foi ótimo: muitos inscritos, premiação de pósteres, palestras interessantes, brindes no final e principalmente, a criação do Ins
tituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento - IBNeC - para maiores informações, favor acessar site do núcleo (www.nnce.org).

Tudo isso não seria possível sem o empenho e dedicação dos integrantes do nosso núcleo e o calor humano da platéia. Parabéns para todos !!! Rumo ao II EPCN !!!



Atenciosamente,
Emmy Uehara