20 de outubro de 2009

Sugestão de periódico com azeitona



Acredito que esse blog tem a função de informar, mas também de divulgar sites interessantes.

A dica de hoje é sobre um períodico acadêmico muito bom: Annual Review of Psychology.


Além de ter revisões extensas e bem consistentes, a revista disponibiliza todos seus artigos gratuitamente.

Aproveitem!!!

Abraços, Emmy Uehara

Imagem:

http://wsucompositionfacultyhandbook.pbworks.com/w/page/7325130/1020-Sample-Papers

13 de outubro de 2009

Agenda acadêmica com presunto de parma


Navegando pela Web à procura de um congresso específico, encontrei o blog Agenda Acadêmica.

O blog divulga diversos eventos científicos em várias áreas de interesse.

Quem promove o blog é a Revista Ciência e Cognitiva, que por sinal, disponibiliza seus artigos gratuitamente em seu site.


Abraços, Emmy Uehara

8 de outubro de 2009

A atenção e seus tipos com sopa de ervilha


De uma maneira geral, o conceito de atenção implica em uma orientação e seletividade, isto é, uma habilidade para focar e manter o interesse em determinada tarefa, idéia ou estímulo, informações do ambiente e fontes internas. A atenção dispõe de diferentes graus de receptividade e excitabilidade, variando da vigília ao sono, do estado em alerta ao coma. Tônus, receptividade, seletividade, concentração, simultaneidade e flexibilidade são algumas facetas da atenção.



A atenção seletiva está relacionada com a habilidade de escolher uma categoria ou seleção entre diferentes fontes de informação para deter o foco da consciência. Atente preferencialmente a um contexto e simultaneamente ignora detalhes não relevantes.
A atenção dividida diz respeito à competição entre vários processos sensoriais e entre processos automáticos que têm capacidade limitada. Quando realizamos duas tarefas ao mesmo tempo, uma delas deve estar automatizada como dirigir.
A atenção sustentada é um prolongamento da atenção durante períodos maiores de tempo. Esse engajamento na tarefa varia com o tempo, podendo levar à fadiga ou falta de motivação. Além disso, esse tipo de atenção muda com a faixa etária, treino e características individuais.



Para saber mais:

Muszkat,M.;Mello,C.B.de. Neuropsicologia do Desenvolvimento e suas Interfaces. 1. ed. São Paulo: All print Editora, 2008.

Imagem:

http://mesquita.blog.br/wp-content/uploads/2009/03/bl-pl-fotos-flagrantes-animais-guepardos.jpg


5 de outubro de 2009

Autismo com strogonoff de camarão


O autismo é um distúrbio do desenvolvimento complexo, de início precoce e curso crônico, podendo ter impacto em múltiplas áreas. Suas principais manisfestações comportamentais incluem déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados, além de repertório restrito de interesses e atividades. As alterações começam a ser aparentes antes dos três anos de idade e persistem mesmo em indivíduos com quociente de inteligência dentro dos limites da normalidade.

A etiologia do autismo é heterogênea, multifatorial e com indicações de uma forte e complexa influência genética. É um transtorno biologicamente determinado com alta incidência de retardo mental e epilepsia, o que sugerem uma base biológica. É um dos transtornos neuropsiquiátricos de maior herdabilidade, cerca de 90%. Parece ser decorrente de um efeito epigenético e/ou da interação de múltiplos genes. Estima-se a incidência do autismo em cerca de dois indivíduos para cada mil nascimentos, e cerca de seis indivíduos com transtorno do espectro autista a cada mil nascimentos.

Os problemas tendem a ser mais graves na seqüência verbal e na capacidade de abstração, com relativa preservação de habilidades visuoespaciais e memória de hábito. Além disso, tem sido relatado diminuição na habilidade de seleção de estímulos sensoriais competitivos. Normalmente, apresentam baixo desempenho em tarefas que requerem uso da linguagem abstrata ou seqüenciamento.

Para saber mais:

Fuentes, D.; Malloy-Diniz, L.F.; Camargo, C.H.P.; Cosenza, R.M. e cols. Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Gadia, C.; Tuchman, R.; Rotta, N. Autismo e doenças invasivas do desenvolvimento. Jornal de Pediatria, n. 80 (2-supl.), 83-94, 2004.

Imagem:

http://www.zmescience.com/research/studies/autism-study-research-09052011/

2 de outubro de 2009

Psicologia Online com pistache



Sou psicóloga, mas tenho ciência de que pessoas de outras áreas acessam meu blog.

Apesar disso, resolvi divulga o site da Psicologia Online (POL), para psicólogos e interessados em psicologia.


Imagem:
http://emersonfialho.files.wordpress.com/2008/02/psicologia-1.jpg

1 de outubro de 2009

Treinando seu cérebro com espinafre



Quer melhorar o desempenho do seu cérebro brincando?


Eis uma lista com alguns dos jogos mais acessados:

1) Brain Metrix - http://www.brainmetrix.com/

2) Braingle - http://www.braingle.com/

3) Brain Arena - http://www.brainarena.com/

4) Queen Doom - http://www.queendom.com/tests/testscontrol.htm?t=3

5) Games for the brain - http://www.gamesforthebrain.com/

6) Miniclip - http://www.miniclip.com/games/en/brain-training.php

7) Brain Gym - http://esl.about.com/od/englishlessonplans/a/braingym.htm

8) Matica - http://matica.com/free-flash-games/2/Brain-Gym.html

Imagem:

http://intelligenttravel.typepad.com/photos/uncategorized/2007/12/19/braingymexercises.jpg